terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
O valor de uma academia depende das suas pessoas
Foi com agrado que soube que desde a 1ª hora houve candidaturas a Reitor da UBI. Num período de conturbação financeira e desconfiança em lideranças, há gente que decide dar o seu contributo à causa pública. Só por isso, os candidatos merecem desde logo o meu apreço.
Embora já não seja chamado a votar, confesso que vejo com muito interesse o debate público das ideias que vai ocorrer dentro da UBI. Receio contudo que, o medo que agora paira na sociedade portuguesa, faça "encolher" as perguntas e o "questionamento" que se impõe. Pela minha parte estou sobretudo preocupado com a avaliação e reconhecimento do trabalho das pessoas na UBI. Como vai prosseguir? Será que vamos continuar na senda de apenas produzir muitos ISI ou, emendar a mão e fazer como Harvard está já a fazer, avaliando os 5 melhores contributos que cada Professor entende que deu para a ciência e a para a vida académica? E só discute esses.
Sim, no fundo, avaliar pessoas é muito mais que medir quantidades de escrita em jornais científicos. O valor de uma academia dependerá das suas pessoas, da motivação e empenho demonstrado com obra feita na construção de equipas e mobilização positiva de vontades. Da tenacidade na tomada de decisão nos momentos importantes da vida académica. Estão de parabéns todos os candidatos pois vão permitir escolha entre vários. E isso é democracia."
Pedro Guedes
(Departamento de Ciências do Desporto)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário