segunda-feira, 16 de março de 2009

É obrigação dos SA facilitarem a vida a alunos e professores e não complicá‐la

A reorganização dos Serviços Académicos é uma exigência urgente. Para a sua reorganização deverão ser tomados em conta os seguintes princípios, que são certamente uma evidência, mas que alunos e professores da UBI, por experiência própria, gostarão de ver “escritos em letra de forma” no programa de acção de qualquer candidatura a reitor:

i) Os SA servem a UBI, em particular os alunos e professores no processo de ensino/aprendizagem. Parafraseando o Cristo, os SA foram feitos para alunos e professores e não estes para os SA.

ii) É obrigação dos SA facilitarem a vida a alunos e professores e não complicá‐la com um rol de exigências burocráticas, muitas vezes sem sentido algum.

Os novos Estatutos da UBI abrem uma porta à reorganização dos Serviços Académicos, e centrando‐os na sua função essencial, a saber, a de organizarem competentemente e atempadamente os processos dos alunos, pautas de disciplinas e lançamento de notas. Com efeito, os Estatutos de 1989, no Artigo 48º, dedicavam nada menos do que uma página inteira (320 palavras!) à organização e atribuições dos SA. Os novos Estatutos são omissos quanto à organização e atribuições dos SA. O novo reitor terá assim toda a margem de manobra para os reestruturar e recentrar nas funções essenciais e libertá‐los de funções que não devem ter. Não se compreende, por exemplo, que actualmente, e por força dos regulamentos, o Director dos Serviços Académicos seja o secretário do Conselho Pedagógico da UBI e dos Conselhos Pedagógicos das cinco Faculdades! Também não se compreende que até agora o Director dos SA tivesse tido um papel preponderante na proposta e feitura de regulamentos para os órgãos científicos e pedagógicos, entre outros.

O Vice‐reitor para os assuntos académicos será encarregado de, logo após a sua tomada de posse, coligir e analisar a informação sobre os SA de outras universidades, em particular daquelas cujos SA se tenham destacado pela sua eficiência, e de apresentar uma proposta de reestruturação dos SA da UBI, que o reitor levará a discussão no Senado. A reestruturação será feita sem atropelos, mas será feita de forma decidida e cabal.

AF

(excerto do programa de acção)

1 comentário:

  1. Ora aqui está uma medida urgente. Os SA parecem obsoletos, perros e ligados ao passado. A impressão que dá a docentes e alunos quando lá vão é que os funcionários que lá estão, em especial no sector do atendimento, são "formatados" para o jogo do empurra. Isto não é aqui, não é connosco, tem de falar com o Professor responsável, é com a minha colega do lado, enfim... já não se usa. Um tédio completo.

    ResponderEliminar