sábado, 21 de março de 2009

Vale a pena apostar em quem sai da mediania da crítica


Conheci o António Fidalgo num encontro na Arrábida organizado pelo nosso comum amigo Mário Mesquita. Era um seminário sobre os intelectuais e a comunicação social. As nossas conversas começaram aí em prolongados serões. Impressionou-me sempre o entusiasmo dele com a UBI e o papel que sonhava a sua universidade poderia desempenhar no desenvolvimento da Beira Interior. Falou-me do trabalho pioneiro que ali se fazia na sua área, a Comunicação, e não se cansava de referir os belos arranjos arquitectónicos a partir de antigas fábricas com adições que respeitavam o ambiente e a paisagem urbana. Desafiou-me a um dia lá ir falar a alunos e a visitar a universidade. Mostrou-ma com um entusiasmo contagiante. Edifício após edifício, sala após sala, incluindo a magnífica conversão de um antigo convento em Reitoria. Mostrou-me os planos de expansão, o futuro tal como ele o antevia, as possibilidades ali à mão de um espírito empreendedor e com sentido de liderança.
As conversas prolongaram-se em passeios pela região. Sabendo do meu interesse pela paisagem, levou-me em peregrinação a Sortelha, a Monsanto, ao Sabugal, a Castelo Mendo e Almeida, falando-me com convicção do espírito do lugar que era preciso insuflar de novo sopro e ligar ali à energia que vinha de Espanha, abrindo as fronteiras da Raia.
Fiquei contagiado e já lá voltei fazendo eu agora de guia turístico a amigos e familiares.
Mas encontrámo-nos depois muitas vezes mais quando o Fidalgo passou uma temporada em Harvard e descia mais ao sul até à Brown para prolongarmos as conversas. Sempre a UBI na boca e no coração, sempre o futuro dele colado ali à terra.
No meio do pessimismo nacional, vale apostar em quem sai da mediania da crítica negativa do passado e tem há décadas os olhos postos no futuro.

Onésimo Teotónio Almeida
(Professor Catedrático na Brown University, EUA)

Sem comentários:

Enviar um comentário