terça-feira, 17 de março de 2009

Valores como o rigor, o trabalho, o estudo, o debate e a investigação são premissas que para mim fazem a diferença na “Universidade”.

Acabei de ler o seu programa de acção para 2009-2013, da mesma forma que li todos os outros. Como aluno da Universidade da Beira Interior, é com agrado que vejo que o processo de eleição do novo reitor despoletou na comunidade académica, uma introspecção invulgar, que ainda não tinha visto nos três anos que dela faço parte. Muitas das ideias do plano, vão de encontro algumas preocupações que tenho. Como aluno acho interessante, quando um candidato a reitor procura ir de encontro as necessidades de uma comunidade diversificada, interdisciplinar e cada vez mais multicultural. Perceber que quem “escreve um plano”, centra-o no saber e conhecimento é algo que me deixa bastante entusiasmado. Acredito piamente em diversos valores referidos. Valores como o rigor, o trabalho, o estudo, o debate e a investigação são premissas que para mim fazem a diferença na “Universidade”. Aliás considero a “Universidade” a mais fiel representante de todos eles, capaz de os congregar numa única identidade. Embora (e como revela esta tomada de posição) não faça parte do grupo que pela sua representatividade da comunidade académica, elegerá o novo reitor, acho importe todos os alunos, docentes, funcionários e não só, envolverem-se nesta discussão, manifestando o seu sentido crítico, agrado ou desagrado com as propostas apresentadas.
Vejo este espaço universitário embrião de projectos criativos inovadores, que aproveita os seus “talentos” desenvolvendo-os e acarinhando-os. E este é para mim um ponto que neste momento anda “pelas ruas da amargura”. Perceber que temos na comunidade quer docentes, quer alunos empenhados e criativos, quando mesmo assim não os aproveitamos em prol da universidade é algo que me deixa muito preocupado.
Contudo, acredito num novo patamar, acredito também no diálogo conjunto de todos os elementos da comunidade, na construção desse patamar.
Não quero com isto dizer nada de mais, quero apenas manifestar o apoio a esta candidatura como de certo tantos outros já o fizeram.

Bem-haja.

Ruben Duarte
Aluno de 3º Ano do Curso de Design da Multimédia

Sem comentários:

Enviar um comentário