Os antigos alunos de uma universidade são um dos seus maiores patrimónios. Há universidades que valorizam esse património e o rentabilizam e há outras que não lhe dão o devido valor. Com efeito, o capital humano é o mais importante, o que dá sentido a outros tipos de capital, sejam de tipo imobiliário ou financeiro.
É sabido que nas universidades de topo norte-americanas, sobretudo as da Ivy League, há um culto dos antigos alunos. Estes tornam-se verdadeiros embaixadores e promotores da sua alma mater, à qual se sentem para sempre ligados por um forte sentimento de pertença recíproca.
Existe há muito a Associação de Antigos Alunos da UBI, o que é excelente pois é condição necessária para uma acção continuada e sólida do relacionamento da universidade com todos os que nela estudaram e agora se encontram disseminados por toda a sociedade. Mas a existência da AAAUBI não basta. É preciso que, obviamente em colaboração com ela, a UBI institua uma forte cultura e uma política activa de antigos alunos. E isso faz-se com medidas concretas.
Hoje, 24 de Março, é Dia do Estudante. É uma data que se repete todos os anos e que obriga a que, pelo menos uma vez em 365 dias, o Estudante ocupe a atenção da comunidade. O mesmo devemos fazer com o antigo aluno da UBI. Neste momento, há cursos que organizam um jantar com antigos alunos no último sábado da recepção ao caloiro. Institua-se tão boa prática. Crie-se o dia do Antigo Aluno da UBI, a realizar num sábado de portas abertas da universidade, com visitas guiadas às instalações, com colóquios, e com um almoço de confraternização. Certamente muitos antigos alunos virão com as suas famílias em visita à Covilhã, rever espaços e reviver tempos marcantes na sua vida. Cuide-se de tão importante património. Sei por experiência própria, por ir aos jantares de curso de antigos alunos, o quanto uma iniciativa destas teria bom acolhimento na imensa comunidade ubiana, que já é muito maior fora da UBI que dentro da UBI.
terça-feira, 24 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
concordo consigo
ResponderEliminar