A UBI faz no dia 30 de Abril 23 anos de existência. É já tempo de assumir a sua maturidade para que se reflicta num aumento de massa crítica, onde todos possam participar na sua construção como a principal instituição pública de ensino superior da região, onde todos possam ser actores, mais ou menos activos e não apenas espectadores das políticas, da estratégia, das decisões sobre as grandes e pequenas coisas que fazem parte do quotidiano da nossa actividade, mas que não são de menor importância.
É claro que, no novo modelo de gestão das Universidades, esta possibilidade de todos podermos contribuir para o crescimento e desenvolvimento da UBI está comprometida por um conjunto de imposições de ordem organizacional que ferem e comprometem a democraticidade de funcionamento e gestão da Universidade Pública Portuguesa. Este modelo transpira falta de pluralismo e concentra na figura do Reitor um conjunto de competências, eu diria, quase infinitas, esvaziando os órgãos intermédios de poder de decisão e de construção participada da Universidade. Para compor o conjunto, tal cereja em cima do bolo, o Reitor é eleito apenas por alguns. Por isso, qualquer Reitor terá praticamente todo o poder para decidir sozinho aquilo que quer que a UBI seja.
Posto isto, creio que qualquer um dos candidatos poderá fazer sempre alguma coisa de relevante para a UBI, uma vez que têm todas as prerrogativas e instrumentos legais para fazerem tudo o que quiserem, ou praticamente tudo, haja orçamento!
Para mim, e neste cenário de défice democrático de gestão e organização, tão importante como aquilo que se propõem fazer os candidatos a Reitor, será terem a cultura democrática de ouvir os outros e fazerem uma gestão de acordo com o que a comunidade universitária espera, catapultando sempre a UBI para o crescimento e afirmação científica e humanista; pois é justamente isso que uma Universidade Pública deve ser de acordo com o Artigo 11º da Lei de Bases do Sistema Educativo e não apenas uma empresa de produção de “papers” científicos, em que o espírito crítico e a consciência social ficam à porta da linha de produção científica.
Por outro lado, formar alunos do ensino superior universitário é “assegurar uma sólida preparação científica e cultural e proporcionar uma formação técnica que habilite para o exercício de actividades profissionais e culturais e fomente o desenvolvimento de capacidades de concepção, de inovação e de análise crítica” (ponto 3º do Artigo 11º da Lei de Bases do Sistema Educativo). Ora, isto também só é possível com uma Universidade multidimensional e, por isso, não podemos ver a instituição como uma simples linha de montagem do início do século XX.
Sendo assim, e neste novo contexto, o melhor Reitor para construir uma universidade que continue a cumprir o âmbito e objectivos do Ensino Superior Público, será o que melhor souber ouvir, o que conjuntamente pensar e o que conseguir alargar o seu ângulo de visão com a visão de todos.
JP Castro Gomes, Prof. Associado com AgregaçãoDepto. Engenharia Civil e Arquitectura - Faculdade de Engenharia
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